A partir de agora pacientes do SUS vão poder saber qual o seu lugar na lista de espera por atendimento em unidades de saúde do estado de Goiás
Uma acordo foi firmado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) resultou na criação de uma ferramenta para promover transparência na gestão da saúde em Goiás. Os pacientes do SUS passam a poder acompanhar, de forma online, a fila de espera para atendimento nas unidades públicas de saúde estaduais. “O paciente vai ter acesso ao seu lugar na lista para o tratamento que ele está aguardando, quantas pessoas têm a sua frente e como está a situação. E também os órgão de controle terão acesso à lista geral”, explicou Luciana Fernandes Barbosa, defensora pública e coordenadora da área de saúde da DPE-GO, em entrevista para a equipe da Brasil Central na segunda-feira (12).
Para a SES, essa nova plataforma deve otimizar e nortear o planejamento para os atendimentos na área. “Verificando a quantidade de pessoas na fila, isso vai nos ajudar com relação ao dimensionamento do serviço. Uma questão de demanda e capacidade. Ou seja, a gente vai poder verificar quantas pessoas estão na fila, qual é a média de espera, quantos procedimentos a gente consegue fazer por mês e, dessa forma, atuar para reduzir o tempo de espera na fila e reduzir complicações”, analisou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos. O Portal da transparência da Regulação já está funcionando e disponível para consulta.
ABC Digital