Política

Âmbar Energia, do grupo J&F, adquire Termoelétrica de Araucária

A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F (dos irmão Joesley e Wesley Batista), anunciou a assinatura de um contrato para a compra de 81,2% da participação da Copel na Usina Termoelétrica de Araucária (UTE Araucária), localizada no Paraná. O valor do negócio é de R$ 320,7 milhões. A Petrobras, que possui os 18,8% restantes do ativo, tem até o dia 26 de fevereiro de 2024 para aderir à proposta da Âmbar.

A UTE Araucária é uma usina termoelétrica movida a gás natural e foi inaugurada em 2002. Ela possui uma capacidade instalada de 484,15 megawatts (MW) e opera em ciclo combinado, com duas turbinas a gás e uma turbina a vapor.

AAlém da UTE Araucária, a empresa já possui outros ativos de geração movidos a gás natural, como a UTE Cuiabá, que está conectada aos gasodutos das bacias da Bolívia, e a UTE Uruguaiana, que é integrada às reservas de gás da Argentina.

A UTE Araucária, por sua vez, está interligada aos dutos que transportam as reservas de gás do Brasil e da Bolívia.

Vale ressaltar que o fechamento da transação está sujeito a condições precedentes, incluindo aprovações regulatórias. A Âmbar Energia se disse confiante de que o negócio será concluído com sucesso e reforçará ainda mais a posição da empresa no setor de energia.

O crescimento do braço de energia da grupo J&F é tema de reportagem desta semana da Crusoé. NA matéria, Rodrigo Oliveira, aponta que a regulação do setor elétrico, que deveria dar segurança aos brasileiros no fornecimento de energia, cada vez mais garante demanda e lucros aos amigos de quem faz as leis. Confira a íntegra da reportagem neste link.

Matéria: O Antagonista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo