Americanas passa a focar em operação e pode retomar guidance
A diretora financeira, Camille Faria, por sua vez, afirmou que a Americanas vai avaliar retomar as projeções de resultados.
“Vamos seguir trabalhando e avaliando a conveniência de retomar o guidance em um futuro próximo”, disse a executiva, citando necessidade da Americanas ter tempo para reavaliar as estimativas operacionais como Ebitda, posição de caixa em 2025 e alavancagem “em face de todos os resultados que divulgamos ontem”.
Questionado sobre o parque de lojas físicas, Coelho afirmou que a Americanas poderá continuar fechando unidades, comentando que o foco está sobre as unidades que mostrem retornos. “Vamos fechar todas que não sejam rentáveis”, disse o executivo, citando que o saldo de aberturas de fechamento de lojas ainda deve ser negativo nos próximos 12 a 15 meses, “mas bastante mais restrito”.
A Americanas terminou junho com 1.622 lojas no Brasil, queda ante as 1.803 lojas que a empresa operava em 2022 e os 1.731 pontos de venda de 2023.
E em um momento em que rivais como Mercado Livre e Magazine Luiza reforçam suas atuações sobre comércio eletrônico, a Americanas não está priorizando esforços de captura de participação de mercado no segmento, disse Coelho.
“Não temos o market share (digital) como componente relevante para nossa estratégia. Nossa estratégia no digital segue focada na complementariedade da oferta para nossos clientes…e rentabilidade dessa operação para a Americanas.”
Matéria: UOL Economia