Política

Aneel garante conta de energia sem acréscimos em Março

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na sexta-feira (23) que a bandeira tarifária das contas de luz permanecerá verde no mês de março, o que significa que os consumidores não terão cobranças adicionais em suas faturas de energia elétrica.

Condições favoráveis para geração de energia

Segundo a Aneel, as condições para a geração de energia têm sido favoráveis nos últimos dois anos, desde abril de 2022. Isso graças aos reservatórios de usinas hidrelétricas estarem cheios, o que elimina a necessidade de acionamento de fontes de energia mais caras, como as termelétricas. Este é o 23º mês consecutivo em que os consumidores não enfrentam cobrança de custos adicionais nas tarifas de energia.

A bandeira verde e o Sistema Interligado Nacional

A bandeira verde é aplicável a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), rede de linhas de transmissão que distribui energia elétrica das usinas para os consumidores.

Entendendo o sistema de bandeiras tarifárias

Instituído em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias busca mostrar aos consumidores os custos da geração de energia, buscando minimizar o impacto nos orçamentos das distribuidoras de energia. No sistema anterior, o custo de energia em períodos de geração mais difíceis só era repassado às tarifas no reajuste anual de cada empresa, levando à incidência de juros.

No modelo atual, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente através da “conta Bandeiras”. Assim, a bandeira verde, que indica ausência de cobrança adicional, é aplicada quando o custo para produzir energia está baixo. Por outro lado, as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração, geralmente associado ao volume dos reservatórios das usinas.

Publicado por Amanda Sampaio, da CNN.



Matéria: O Antagonista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo