Tecnologia

Astronauta da NASA registra auroras espetaculares do espaço

Diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS), a astronauta Jasmin Moghbeli, da NASA, capturou imagens absolutamente impressionantes de uma aurora que se formou no polo sul da Terra há dez dias.

“As auroras daqui de cima são espetaculares”, disse Moghbeli durante uma coletiva de imprensa da ISS na quarta-feira (21) sobre ciência. Segundo ela, o avistamento das auroras em 15 de fevereiro foi um dos pontos altos de toda sua missão no espaço. 

A astronauta relatou que as auroras observadas por ela eram “algumas verdes, algumas vermelhas, que simplesmente varreram a superfície da Terra”.

Como se formam as auroras

Auroras, como as que foram registradas por Moghbeli, acontecem na Terra quando o Sol envia partículas energéticas em direção à atmosfera superior do planeta em forma de jatos de plasma, ejetados das chamas erupções solares. 

O campo magnético protetor da Terra, por sua vez, canaliza as partículas solares em direção aos polos, e elas brilham coloridas à medida que interagem com a atmosfera.

Leia mais:

Como o Sol está se aproximando de seu máximo de 11 anos de atividade (saiba mais aqui), mais explosões e ejeções de massa coronal de partículas são esperadas, o que também significa mais exibições de auroras na Terra.

“Eu amo isso”, disse Moghbeli, “porque toda vez que olho pela janela, fico admirada. Cada vez é um pouco diferente, mesmo que estejamos passando sobre a mesma parte da Terra. Quer as luzes sejam diferentes, ou as nuvens, as estações ou os ângulos do Sol, cada vez fico impressionada com o quão vivo e belo é o nosso planeta”.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo