Atacadão inaugura 1ª loja em Paris e é chamado de arma anti-inflação
No papel, já que o Atacadão não era visto com bons olhos por todos. A tal ponto que o grupo Carrefour havia anunciado em 2022 uma inauguração em 2023, mas representantes políticos locais em Sevran, cidade inicialmente escolhida para o lançamento do modelo na França, forçaram o grupo a buscar uma alternativa na cidade vizinha.
Temendo impacto no comércio local e, sobretudo, rejeitando a estigmatização como “cidade pobre”, o prefeito de Sevran promoveu em 2023 uma campanha contra a chegada do hipermercado brasileiro. Diante da pressão, o grupo Carrefour decidiu mudar de endereço.
Apesar dos percalços, a abertura foi celebrada. Dezenas de pessoas compareceram à cerimônia de inauguração no centro comercial O’Parinor, perto do aeroporto de Le Bourget, incluindo o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard.
O executivo elogiou o “formato inédito” do supermercado, que se adapta às regiões e aos trabalhadores de baixa renda, com sua gama de produtos a preços raramente encontrados na França. Segundo ele, o projeto deve ser visto como “uma solução anti-crise” em razão dos valores praticados.
O grupo vê esse conceito como uma forma de conquistar novos clientes, “em um momento em que os preços dos bens de consumo aumentaram mais de 20% em dois anos, entre 2022 e 2023”, explica Le Figaro. “Mesmo que o pior da crise inflacionária já tenha passado, os preços nas prateleiras continuam particularmente altos, pressionando o poder de compra de alguns consumidores franceses”, completa o jornal, que também traz uma longa reportagem sobre a inauguração do primeiro Atacadão da França.
Matéria: UOL Economia