Tecnologia

Banana geneticamente modificada começará a ser plantada para combater fungo

As bananas geneticamente modificadas estão chegando: órgãos reguladores da Austrália e da Nova Zelândia autorizaram a plantação de um novo tipo de banana mais resistente a um fungo que se espalhou por diversos países do planeta.

De acordo os órgãos reguladores australianos e neozelandeses, a versão modificada da banana da família Cavendish é saudável e nutritiva assim como as versões convencionais da fruta, segundo o site New Scientist.

Leia mais:

Modificação genética pode frear risco de extinção da banana-nanica

A família Cavendish de bananas é a mais consumida ao redor do planeta e inclui, entre outros tipos, a banana-nanica.

Nos últimos anos, as bananas Cavendish se tornaram alvo de um fungo que colocou em risco a sobrevivência da fruta. A doença causada pelo fungo foi apelidada de mal do Panamá.

No entanto, pesquisadores criaram uma variação da banana Cavendish resistente ao fungo com adição de um gene de um tipo de banana selvagem. Com isso, eles acreditam ser capaz de reverter o risco de desaparecimento das bananas Cavendish.

Os pesquisadores também trabalham para usar a técnica de edição genética CRISPR para tornar a banana resistente a outros tipos de fungos, o que tornaria a fruta geneticamente modificada ainda mais atrativa para fazendeiros.

A aprovação na Austrália e Nova Zelândia é um começo importante, mas, para garantir que a variação resistente ao fungo seja espalhada pelo mundo, órgãos reguladores de outros países também precisam aprovar a plantação da fruta geneticamente modificada.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo