Notícias

Biden condiciona apoio dos EUA a Israel a ações para proteger civis em Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (4) que o apoio contínuo a Israel dependerá de ações para proteger os civis na Faixa de Gaza. As declarações foram feitas diretamente ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em conversa por telefone, segundo a Casa Branca.

O que aconteceu

Biden classificou ataque de Israel a ONG americana como ‘inaceitável’. O presidente americano condenou o bombardeio da última segunda (1º), que matou sete colaboradores da World Central Kitchen (WCK), que distribui alimentos em Gaza. De acordo com a Casa Branca, Biden instou Netanyahu a implementar medidas “concretas e mensuráveis” para proteger civis e dar segurança aos voluntários.

Secretário disse que Israel não deveria se rebaixar ao nível do Hamas. “Israel não é o Hamas. Israel é uma democracia, e o Hamas é uma organização terrorista. E as democracias valorizam a vida humana — toda vida humana”, disse Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA. Ele reconheceu que o ataque à ONG não foi o primeiro que matou trabalhadores humanitários, mas “deve ser o último”.

Matéria: UOL Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo