Economia

Bizarro! Conheça os aviões mais esquisitos que já existiram

Nem sempre um avião nasce sendo uma obra de arte estética. Muitas vezes, projetos com formatos bem estranhos ganham vida e se destacam. Conheça a seguir os 10 mais esquisitos que já existiram!

Besouro Voador (Snecma C-450): Este avião francês apresentava uma asa anular incomum, semelhante a um barril com uma cabine central, sendo projetado para decolagem e pouso vertical.

U.S. Navy/Domínio Público

Disco Voador (Avro Canada VZ-9 Avrocar): Um projeto experimental durante a Guerra Fria, assemelhava-se a um disco voador, porém, devido a problemas de desempenho, o projeto foi abandonado.

Dornier Aerodyne: Protótipo alemão de uma aeronave sem asas, era basicamente um motor com uma estrutura mínima, porém não avançou além da fase de protótipo.

Baier/Via Wikimedia Commons

Barril Voador (Stipa-Caproni): Modelo experimental italiano de 1932, assemelhava-se a um barril com asas, mas não teve sucesso em sua aplicação.

Balsa Aérea (ATL-98 Carvair): Uma verdadeira “balsa aérea”, baseada no Douglas DC-4, transportava passageiros e veículos entre a Inglaterra e o continente europeu.

Divulgação/Richard John Goring

Monstro do Mar Cáspio (Ecranoplano classe Lun): Embora não seja um avião tradicional, esse ecranoplano foi apelidado de “Monstro do Mar Cáspio” devido ao seu tamanho e formato peculiar.

Beluga (Airbus Beluga XL): O Beluga é um cargueiro de grande volume da Airbus, com duas versões, ST e XL, projetado para transportar peças entre as fábricas da empresa.

Para conhecer mais modelos bizarros de avião, acesse UOL Economia.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo