Bolsa e dólar sobem com inflação dos EUA em queda
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu o pregão desta quarta-feira (14) em alta depois que dados sobre a inflação americana vieram conforme o esperado. Logo após a abertura, o Ibovespa subia 0,22%, indo a 132.112,23 pontos. O índice tenta nesta quarta o sétimo dia seguido de alta. O dólar começou o dia aumentando 0,03%, indo a R$ 5,451. O Turismo ia a R$ 5,661.
O que está acontecendo?
A inflação subiu conforme o esperado em julho, impulsionada por custos mais altos relacionados à moradia. O índice de preços ao consumidor (PPI, em inglês), a medida oficial do custo de vida dos Estados Unidos, aumentou 0,2% no mês, colocando a taxa de inflação de 12 meses em 2,9%. O mercado esperava algo entre 0,2% e 3%. A taxa anual é a mais baixa desde março de 2021, de acordo com o relatório do Bureau of Labor Statistics. A inflação geral foi de 3% em junho.
Isso significa que as chances de o Federal Reserve (o banco central dos EUA) cortar juros no mês que vem aumentaram. O mundo todo espera esse momento. Juros menores lá fazem o dinheiro de investidores internacionais sair do Tesouro Americano — a aplicação mais segura do mundo — e voltar para Bolsas de outros países, inclusive de nações emergentes, como o Brasil.
Matéria: UOL Economia