Tecnologia

Brasil registra recorde de temperatura negativa do ano; veja onde

O Brasil registrou neste domingo (30) a temperatura mais fria do ano. A cidade responsável por isso foi Urupema, em Santa Catarina. De acordo com o Climatempo, a estação de monitoramento de Epagri/Ciram registrou a temperatura negativa de -7,2°C às 6h da manhã.

Com esse frio todo, a cidade registrou ainda uma geada e o ponto mais alto, no Morro das Antenas, a sensação térmica chegou a impressionantes 20 graus negativos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse frio todo é consequência da passagem uma frente fria que chegou na região centro-sul entre a sexta-feira (28) e o sábado (29).

Leia mais:

Onda de frio na região Sul

O Inmet prevê temperaturas extremas no Sul neste fim de semana. A previsão é de temperaturas ente 0°C e 5°C nas madrugadas, iniciando no sábado (29) até, pelo menos, a segunda-feira (1). Há possibilidade de temperaturas negativas entre 0°C e -5°C em áreas da campanha e, principalmente, serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

Previsão do tempo no Sul (Imagem: Inmet)

As geadas, por sua vez, terão início entre o período da noite e a madrugada nas áreas mais frias no domingo (30) e na segunda (1°). Ainda no dia 1°, a previsão mostra frio intenso nas áreas de baixada. O Inmet não descarta a possibilidade de geada entre a terça (2) e quarta-feira (3).

O órgão destaca ainda que “a geada deve ser ampla, com intensidade de moderada a muito forte. No domingo (30), o fenômeno será de intensidade forte a muito forte entre as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho”.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo