Política

Campos Neto vai à Câmara falar sobre condução da política monetária pelo BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa nesta terça-feira (13) de uma audiência pública na Câmara dos Deputados com integrantes das comissões de Desenvolvimento e de Finanças e Tributação, para explicar a política monetária do BC.

A participação, que está prevista para às 10h no plenário 2, atende a requerimentos dos deputados Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e Mário Negromonte Jr. (PP-BA).

Na segunda-feira (12), o diretor de Política Monetária da autarquia, Gabriel Galípolo, disse que a possibilidade de aumento de juros, prevista na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), está na mesa, apesar de algumas interpretações do mercado.

Em julho, Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu manter a taxa básica de juros da economia brasileira em 10,5% ao ano. A decisão contrariou pedidos de representantes de empresários, trabalhadores e de membros do governo, que defendiam a redução da Selic.

Isso porque agentes financeiros haviam entendido que o comunicado divulgado na reunião de 31 de julho não havia sido tão claro quanto à possibilidade de os juros subirem.

Na ata, porém, o BC subiu o tom e disse que não hesitaria em mexer no patamar da Selic para manter a inflação sob controle.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo