Economia

Caoa e Hyundai anunciam mudanças na parceria no Brasil: veja como fica

As empresas se preparam para produzir veículos híbridos e aumentar a eletrificação da marca no país.

A fábrica será essencial para o crescimento da montadora sul-coreana no Brasil. A Hyundai também tem uma fábrica em Piracicaba (SP). Lá, produz os veículos das linhas HB20 e Creta. Mas a fábrica já está operando em sua capacidade máxima, sem espaço para crescer.

A rede de concessionárias será unificada. Até então, a rede operada pela Hyundai no Brasil só vendia os veículos produzidos em Piracicaba, enquanto a rede Caoa vendia os modelos restantes. Agora, todas as concessionárias poderão vender todos os carros. “A gente tinha, por exemplo, duas concessionárias a menos de um quilômetro. Gasta duas vezes mais energia, água, entre outros”, diz Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente e filho do fundador do grupo Caoa. De todas as 250 lojas no Brasil, 46 são da Caoa, que continuará a ter a maior participação no volume de vendas

As duas companhias também terão parcerias com fornecedores de peças. Isso ajuda a desenvolver mais fornecedores brasileiros, além de diminuir o custo.

As empresas esperam que esse novo modelo traga ganhos de até R$ 1 bilhão. Essa sinergia será tanto na rede de concessionárias quanto nas fábricas.

Mas isso não significa necessariamente que o carro da marca Hyundai ficará mais barato. “A redução no preço do carro não depende só da montadora. Tem uma fatia muito grande de impostos, por exemplo”, diz Airton Cousseau, CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo