CDL Goiânia lança campanha para esclarecer novas regras de monitoramento do PIX
TAXA PIX
Google Trends registrou aumento nas buscas relacionadas a “taxa Pix” e “imposto Pix”, impulsionadas por publicações no X
CDL Goiânia lança campanha para esclarecer novas regras de monitoramento do PIX (Foto: Reprodução/shutterstock.com)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia está com a campanha para esclarecer as novas regras de monitoramento sobre transações financeiras via PIX pela Receita Federal deste mês. As mudanças, que ampliam a fiscalização têm gerado confusão e alimentado uma onda de desinformação entre os cidadãos.
As novas medidas da Receita Federal visam aumentar a coleta de dados financeiros, incluindo informações sobre operadoras de cartões de crédito e transações realizadas via Pix. Instituições financeiras, como bancos e plataformas de pagamento, vão ter que enviar dados sobre movimentações a partir de R$5 mil para pessoas físicas e R$15 mil para empresas. Essa inclusão está alinhada ao CRS (Padrão de Declaração Comum), um acordo internacional que busca combater a evasão fiscal.
O monitoramento será realizado por meio da plataforma e-Financeira, parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped ), que vai substituir a antiga Declaração de Operações com Cartões de Crédito (Decred). A Receita esclareceu que os clientes não precisam fornecer dados adicionais, pois as instituições financeiras farão os repasses automaticamente em ciclos semestrais.
Entretanto, apesar dos esclarecimentos da Receita Federal, boatos sobre uma possível taxação do Pix têm se espalhado nas redes sociais. O Google Trends registrou um aumento nas buscas relacionadas a “taxa Pix” e “imposto Pix”, impulsionadas por publicações no X (antigo Twitter). A Receita desmentiu essas alegações em nota oficial, afirmando que “não há criação ou aumento de tributos”.
Para o gerente de negócios da CDL, Wanderson Lima, é essencial que os lojistas estejam atentos às informações oficiais. “Os rumores geram insegurança e desconfiança, especialmente entre pequenos empresários. Nossa missão é oferecer um canal confiável para orientar nossos associados”, concluiu.
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