Notícias

China promete adotar medidas necessárias após votação no Congreso americano sobre o TikTok

Washington também deveria “proporcionar um ambiente aberto, equitativo, justo e não discriminatório para que as empresas estrangeiras invistam e atuem nos Estados Unidos”, completou.

O TikTok está no alvo das autoridades americanas há vários meses, entre acusações de que esta rede social permite que o governo chinês espione e manipule os 170 milhões de usuários nos Estados Unidos, o que a empresa nega categoricamente.

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira um projeto de lei que obriga o Tiktok a desvincular-se de sua matriz na China, a empresa ByteDance. Caso não siga a determinação, a aplicativo de compartilhamento de vídeos será proibido na maior economia do planeta.

A iniciativa ainda precisa passar pelo Senado, onde deve enfrentar mais resistência que na Câmara, pois alguns congressistas questionam uma medida que consideram muito drástica.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou que “o projeto de lei aprovado (na Câmara de Representantes) coloca os Estados Unidos no lado oposto dos princípios da livre concorrência e das regras internacionais de economia e comércio”.

“Quando alguém vê algo de bom que outra pessoa tem e tenta tomar para si, isso é uma lógica de bandido”, acrescentou Wang.

Matéria: UOL Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo