Notícias

Chuva coloca São Paulo em estado de atenção – 04/02/2024 – Cotidiano

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde deste domingo (4), por causa da chuva e da ventania que atingem algumas regiões com maior intensidade.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, o alerta vale para toda a capital.

Na zona sul, bairros como Saúde e Vila Mariana registraram fortes ventos e precipitação moderada. Segundo a Defesa Civil, ventos de até 65 km/h foram registrados na região do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).

A chuva é causada por áreas de instabilidade que chegaram à capital a partir da região de Campinas, segundo o CGE.

As regiões com chuva mais intensa registrada até o momento foram sudeste e leste. A previsão é de mais áreas atingidas nas próximas horas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas de chuva ao menos até esta segunda-feira (5). O nível do aviso é de perigo potencial, com baixo risco de quedas de árvore e cortes de energia elétrica.

De acordo com o CGE, janeiro terminou com chuvas acima da média na cidade de São Paulo. O mês foi encerrado com acumulado médio de chuva de 281,5 mm, 9,7% acima dos 256,5 mm esperados.

Foram 27 dias com chuva em janeiro, e o dia 12 foi o que registrou o maior índice pluviométrico: 56,5 mm.

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva em determinado local e período. Nesse cálculo, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.

Matéria: UOL Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo