Economia

como a alta do dólar impacta seu bolso

A moeda americana teve alta de 1,11% ontem, 1, e fechou o dia a R$ 5,652, seu maior valor desde janeiro de 2022. Hoje, porém, abriu o dia em queda. A alta da moeda americana afeta diretamente o bolso do brasileiro já no curto prazo.

O que aconteceu

O mercado financeiro acompanha a rixa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Banco Central brasileiro, chefiado por Roberto Campos Neto. Nesta manhã, Lula voltou a criticar a atuação do BC em relação à subida da taxa de câmbio e disse que o governo precisa tomar alguma atitude para conter a escalada da moeda americana. No Brasil, as preocupações com as contas públicas e a política monetária dominaram as discussões, especialmente após o Banco Central aumentar a previsão do dólar para este ano para R$ 5,20. As projeções de inflação também subiram para 4%, marcando a oitava semana consecutiva de revisões para cima.

Além disso, o movimento do dólar foi impulsionado pelo avanço nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, os “treasuries”, no mercado internacional.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo