Economia

Day trade é como no MMA, ganha quem conhece mais técnicas, diz Antunes

Um dos pioneiros no ensino de tape reading no Brasil, André Antunes faz uma comparação entre as diversas técnicas e estratégias utilizadas por traders com o MMA, a luta que alia artes marciais como judô, caratê, jiu-jtsu, muay-thai, boxe e kickboxing.

“Independente de sua técnica, o trader precisa ser completo, entender o funcionamento de verdade do mercado”, diz, durante o Mestres do Trading, evento realizado neste sábado (6), em São Paulo, com apoio da XP.

“No MMA, o cara que vence é o que entende de mais técnicas (de luta)”, afirma, em referência ao uso de análise técnica, gráfica, price action, tape reading, entre outras ferramentas, usadas por traders.

Curso gratuito

Semana do Trader Sossegado

Uma semana de conteúdo prático e gratuito para você ter ganhos consistentes na bolsa operando apenas 30 minutos por dia

O ponto é, segundo ele, quanto se ganhou no trade? Não como, necessariamente.

Day trade

Para ele, é muito discutível afirmar que uma técnica é melhor ou pior do que outra. Antunes relembra que, há alguns anos, não existia internet, nem gráficos. E ressalta: “a internet criou muitas fórmulas mágicas.”

“Não tem melhor, nem pior. Tem a pessoa que conhece o mercado e opera com qualquer ferramenta. É como o médico, ele precisa ter base e fundamentos, para salvar uma vida”, compara.

Conforme o trader, o que faz o mercado “andar” é o comportamento dos demais participantes, seja na manutenção do movimento de alta ou baixa.

“Todos os resultados são possíveis. As pessoas reagem ao que é mais provável. É uma probabilidade de 50% para cada lado.”

Fluxo

Nesse sentido, Antunes reforça a importância de se acompanhar o fluxo, quando tiver “muito volume”. “Se tiver volume e um movimento direcional, se tem mais probabilidade (de ganhos na operação)”, reforça. “É preciso aprender a ler o fluxo”, acrescenta.

Colocando em probabilidades de ganhos no trade, ele avalia que há 50% de chances com qualquer estratégia, ou seja, “é como jogar uma moeda para cima” e esperar pelo cara ou coroa.

No entanto, acrescenta, com uma análise do volume essas chances podem subir para cerca de 60%, com a análise do volume para aproximadamente 70% e seguindo um direcional do mercado pode subir para algo como 80%.

“O mercado é mais sobre probabilidade, não sobre adivinhação”, resume.

Guias trader:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

Infomoney

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo