Esporte

Dia do Rei Pelé é sancionado pelo presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o Dia do Rei Pelé. A confirmação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (2). Ficou definido que a data será celebrada em 19 de novembro, dia em que o ex-jogador marcou o milésimo gol da carreira, em 1969.

O projeto foi autoria dos deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE). Segundo a proposta, as contribuições de Pelé, morto em 29 de dezembro de 2022, “para o futebol, para o esporte em geral e para o Brasil são amplamente conhecidas e destacadas”.

Carreira lendária

Nascido em 23 de outubro de 1940, em Três Corações (MG), e morto em 29 de dezembro de 2022, em São Paulo (SP), Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou 1.282 gols — 1.091 pelo Santos e 113 pela Seleção Brasileira — em 1.364 jogos na carreira.

Pelo Santos, conquistou a Libertadores e o Mundial Interclubes em 1962 e 1963 e venceu o Campeonato Brasileiro seis vezes, além de ter sido dez vezes campeão paulista e quatro do Torneio Rio-São Paulo.

Pela Seleção Brasileira, se tornou o único jogador tricampeão mundial ao levantar a taça nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.

Confira a publicação no Diário Oficial da União

Dia do Rei Pelé é sancionado pelo presidente Lula
Dia do Rei Pelé é sancionado pelo presidente Lula / Reprodução / Diário Oficial da União

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas


CNN Esporte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo