Esporte

Dono de três clubes na Europa e ligado ao setor marítimo: conheça empresário grego interessado na compra da SAF do Vasco

NEGOCIAÇÃO

A família do empresário grego, Evangelos Marinakis, é dona do grupo Capital Maritime Group, e tem patrimônio avaliado em R$ 22 bilhões.



empresário grego Evangelos Marinakis durante comemoração do Olympiacos. Foto: Divulgação

Por O Globo: A SAF do Vasco caminha para ter um novo investidor. O empresário grego Evangelos Marinakis afirmou, em entrevista à TV inglesa Sky Sports, que está negociando com o clube brasileiro.

O magnata de 57 anos se destacou profissionalmente no setor marítimo, em que concentra a maior parte de sua fortuna. A família dele é proprietária da Capital Maritime Group, que tem uma frota de dezenas de navios e patrimônio avaliado em R$ 22 bilhões.

O primeiro passo no futebol foi a compra do Olympiacos, time tradicional da Grécia, em 2010. Desde que assumiu o controle financeiro, o clube conquistou o campeonato nacional sete temporadas consecutivas, além de levantar quatro vezes a taça da Copa Nacional.

Depois da primeira aventura no mundo da bola, Marinakis tornou-se sócio-majoritário do Nottingham Forest-ING, em maio de 2017. A equipe voltou à Premier League em 2022, após 23 temporadas fora da elite do futebol inglês. A última movimentação foi a compra do Rio Ave-POR no ano passado. Recentemente, optou por contratar o brasileiro Edu Gaspar, ex-diretor esportivo do Arsenal-ING, para ampliar os negócios no futebol, o que se encaixa no cenário da aquisição do cruz-maltino.

Marinakis é conhecido por ser uma figura ativa no dia a dia dos seus clubes e, ao mesmo tempo, provocar visões divergentes entre os torcedores. Em meio a polêmicas, ele já foi alvo de uma investigação por ter supostamente participado em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e de corrupção de árbitros no futebol grego. Ele foi absolvido em ambos os casos.

Fruto desse personagem polêmico, o bilionário recebeu, neste ano, uma suspensão de cinco partidas depois de tentar cuspir em um juiz na partida do Nottingham Forest diante do Fulham, pela Premier League.


Mais Goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo