Dupla goiana utiliza simulador antes de iniciar disputa da 32ª edição do Rally dos Sertões
Maior das Américas
Os goianos Lélio Júnior e Weberth Moreira estarão na disputa da nova temporada do Rally dos Sertões
Carro dos pilotos goianos no Rally dos Sertões da última temporada. Foto: Arquivo
Restam apenas uma semana para o início da 32º edição do Rally dos Sertões 2024, o maior das Américas. A largada irá acontecer em Brasília neste ano, mas antes mesmo disso, os competidores passam por meses de treinamento e preparação em busca de um bom desempenho. Afinal, o percurso que inicia dia 23 de agosto contará com mais de 3.000 km distribuídos em oito etapas desafiadoras. Entre os participantes, está uma dupla goiana.
Lélio Júnior e Weberth Moreira, da FiFi Rally Team, que iniciou na década de 90 nos rallys de regularidade e coleciona inúmeros resultados expressivos no rally brasileiro, revelaram como se preparam para as provas.
“Habilidades como o reflexo precisam de recorrência no treino para serem aprimoradas. Além do simulador, investimos em treinos da parte muscular, de condicionamento aeróbico, de tempo de reação, entre outros. Então o treino não pode parar, quanto mais se treina, melhor fica a performance. Treino é repetição constante”, disse Lélio Júnior.
Para melhorar a eficiência, foi montado no QG da Fifi Rally Team um simulador totalmente customizado, produzido pela PRS com hardware de ponta e todos os acessórios necessários para dar a maior eficiência possível nos treinamentos. O simulador possui imersão plena de 180 graus com três telas curvas, pedais com sensores de carga, placa controladora e shakes duplo para reproduzir com fidelidade as vibrações e diversas situações de pista, além de sistema de direção com servo motor de três fases para incremento do feedback de força.
Lélio conta que o simulador também possui plataforma com vibra-stop para estabilização e cintos de segurança com sistema de simulação de força G, sistema de controle de movimento com quatro atuadores lineares com servo motor industrial e fuso de esfera conectados a servo drives independentes e banco concha e cintos Sparco de competição com homologação FIA, o mesmo utilizado nos carros de rally.
“Além dos treinos constantes tanto na academia quanto nos simuladores, temos que estar atentos a cada detalhe, o que deixa a adrenalina a mil nestes dias que antecedem a prova, mas o rally me ensinou a ser resiliente e a tomar decisões ágeis sob pressão. Enfrentamos adversidades em locais inóspitos, onde erros podem ser fatais, por isso é tão importante estarmos preparados.”, conclui Lélio.
Mais Goiás