Em quanto tempo seu dinheiro dobra se investir de forma segura?
Se a inflação subir mais do que o previsto, é importante que você esteja protegido. E se a taxa de juros aumentar também, você provavelmente não vai querer ficar em uma aplicação cuja rentabilidade não aumenta.
Por isso, é importante não manter o dinheiro somente no Tesouro Prefixado. Se quiser aplicar da forma mais segura de todas, o ideal é dividir o valor entre o Tesouro Prefixado, o Tesouro IPCA e o Tesouro Selic. Assim, se o seu objetivo é deixar o dinheiro aplicado ao longo de anos, com o menor risco possível, dividindo o valor entre os três títulos você terá uma rentabilidade média entre eles.
Para ganhar um pouco mais
Você pode também ter uma rentabilidade um pouco maior se mantiver o dinheiro aplicado em CDBs de bancos médios.
Hoje, é possível encontrar CDBs prefixados de longo prazo com taxa de rentabilidade bruta de até 14,3% ao ano. Descontando o IR, isso dá 12,16% ao ano.
Com um CDB desse tipo, você precisaria não de sete anos, mas de seis para dobrar o valor aplicado, sem considerar a inflação. Já se considerar a inflação, você precisará de nove anos e meio, não de 12, para dobrar o poder de compra do valor aplicado.
Matéria: UOL Economia