Política

Epidemia de dengue alerta autoridades no Peru

Peru enfrenta crescente epidemia de dengue

O Peru declarou estado de emergência saúde pública em mais de 80% de seu território nesta segunda-feira (26), devido ao aumento nos casos de dengue. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Anibal Vasquez.

83% do território peruano com problemas de dengue

Segundo Vasquez, mais de 83% do território do país enfrenta problemas com a doença. Por conta disso, o estado de emergência será decretado em 20 das 24 regiões administrativas do país. Isso possibilitará um uso mais flexível do orçamento público para combater a dengue.

Mais de 28 mortes já foram registradas em 2023

Até o momento, 28 pessoas morreram de dengue no país, de acordo com dados oficiais. O Peru enfrenta uma onda de calor e de chuvas fortes, condições que favorecem a reprodução do mosquito transmissor da doença.

Situação preocupa as autoridades de saúde

O ministro da saúde afirma que há um risco iminente de um surto de dengue. Os números das sete primeiras semanas de 2024 são alarmantes: quase 25 mil casos de dengue, uma alta de 95% em comparação ao mesmo período de 2023. No ano passado, a dengue causou a morte de mais de 400 pessoas no país.

Outros países da região também sofrem com o aumento da dengue

Na Argentina, os casos de dengue também têm aumentado nos últimos meses. Conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde argentino, desde julho de 2023 até o início de fevereiro de 2024 foram registrados mais de 48 mil casos da doença, incluindo 35 mortes. Diante desse cenário, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta para o aumento generalizado da dengue na região das Américas.

Brasil também registra aumento de casos

Até 22 de fevereiro, o Brasil contabilizou mais de 740 mil casos prováveis de dengue, um espantoso aumento de quase 350% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 151 mortes confirmadas por dengue e 501 ainda sob investigação. Nos dois últimos anos, o Brasil também registrou um número recorde de mortes por dengue: 1.053 em 2022 e 1.094 em 2023.



Matéria: O Antagonista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo