Economia

Estudantes usam IA para ajudar a resolver problemas, do clima à educação

O terceiro projeto vencedor é formado por um grupo de estudantes. Giovana Dovich, 23, Augusto Villar, 23, Yasmin Feitosa, 24, todos estudantes de engenharia da USP criaram o Educ.AI. A plataforma busca ajudar escolas públicas a alocar seu orçamento de forma eficiente e melhorar o desempenho de estudantes no Enem.

A ideia surgiu de Yasmin, em um hackathon em Cambridge no ano passado. Ao retornar, se reuniu com Giovana e Augusto para criar o projeto. O projeto cruza, basicamente, as notas das escolas no Enem e o Censo das Escolas da Educação Básica do Brasil para verificar como a infraestrutura das escolas pode impactar o desempenho dos estudantes no exame. “A gente começou a tentar desenvolver um modelo ali mesmo de predição para falar onde que é melhor colocar o dinheiro daquela escola”, que é sempre limitado, diz Yasmin.

A ideia é que a plataforma esteja nas mãos dos gestores com controle sobre o orçamento da escola. Conforme os dados do censo e das notas do Enem são atualizados, o objetivo é acompanhar quais áreas da instituição precisam de mais melhorias. “A gente tem a ideia de melhorá-lo, de setorizar ainda mais. Colocar, por exemplo, as escolas rurais. As escolas rurais, por exemplo, têm uma diferença dos pesos da infraestrutura, tem o transporte para a escola mesmo, que é algo bem importante”, diz Augusto. Eles já visualizaram, por exemplo, que a presença de computadores nas escolas é determinante para o desempenho.

Para os universitários, o evento será uma boa vitrine. “É um projeto que depende de dados públicos. Também é um projeto que, se as pessoas da educação pública não usarem, ele não tem sentido. É importante saber que tem gente ali no evento que tem visibilidade para ajudar a gente a fazer isso acontecer”, diz Yasmin.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo