Tecnologia

Fase da Lua hoje: 11/06/2024

Hoje, terça-feira, 11 de junho de 2024, a Lua está na fase crescente, está 22% visível e crescendo. Faltam 3 dias para a Lua Quarto Crescente. Confira o calendário completo de fases da Lua em junho.

Lua hoje: confira as próximas fases

As fases da Lua no mês de junho de 2024 começam já no dia 6 com a chegada da Lua Nova e o fim da Lua Minguante de maio. A mudança ocorre às 9h40. As informações são do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet)

Já no dia 14 é a vez da Lua Crescente, à 2h19. A Lua Cheia surge às 22h10 do dia 21 deste mês. As fases da Lua do mês de junho contam ainda com a Lua Minguante, no dia 28 às 18h55.

Lunação: a cada 29,5 dias (em média), a Lua inicia um ciclo lunar, que começa na fase nova e se encerra na minguante. Imagem: Elena11 – Shutterstock

Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.

Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).

Leia mais:

Calendário fases da lua junho de 2024

  • Lua Nova: 6 de junho às 9h40
  • Lua Crescente: 14 de junho às 2h19
  • Lua Cheia: 21 de junho às 22h10
  • Lua Minguante: 28 de junho às 18h55

NASA vê “prancha de surf” na Lua?

Em 2009, a NASA lançou o Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO), com a missão de investigar a superfície da Lua em detalhes, a fim de identificar possíveis locais de pouso, recursos naturais e características interessantes, como tubos de lava. A espaçonave já mapeou cerca de 98,2% da superfície lunar, desconsiderando as regiões profundamente sombreadas nas áreas polares.

Recentemente, o LRO flagrou o que parecia ser uma espécie de  “prancha de surf” passando em alta velocidade rondando a órbita do corpo celeste.

Trata-se da espaçonave Danuri, lançada pela Coreia do Sul em agosto de 2022. Esse é o primeiro orbitador lunar do país.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo