Goiás inaugura primeiro Batalhão de Policiamento Turístico no próximo dia 24/6 em Caldas Novas

NOVIDADE
Policiais lotados na nova unidade irão atuar Caldas Novas, Rio Quente e toda a região das águas termais

Unidade terá efetivo bilingue (Foto: Divulgação)
No próximo dia 24 de junho, será inaugurado o 1º Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), instalado na cidade de Caldas Novas, um dos destinos mais procurados em todo o Brasil. Essa será a primeira unidade com foco na segurança de turistas, com efetivo bilíngue. O objetivo é melhorar o atendimento ao visitante e inibir crimes oportunistas, como furtos e estelionatos.
O turismo é a principal fonte de renda do município, com grande fluxo de visitantes nacionais e estrangeiros que são atraídos pelas águas termais e pela infraestrutura hoteleira e, segundo o estado, a chegada desse novo batalhão torna o serviço de policiamento mais eficiente.
Os policiais lotados na nova unidade irão atuar Caldas Novas, Rio Quente e toda a região das águas termais. O trabalho será integrado à Central de Atendimento ao Turista (Ceat).
Batalhão irá usar o reconhecimento facial na identificação de criminosos
O Batalhão Turístico fará uso de reconhecimento facial para identificação de criminosos, além de uma tecnologia voltada para detectar veículos com registro de furto e roubo. Para isso, contará com o apoio de imagens de câmeras de segurança instaladas no território monitorado.
Os policiais terão um uniforme diferenciado, o que deve facilitar o reconhecimento por parte da população. Da mesma forma, as viaturas estarão devidamente plotadas.
A intenção é estabelecer unidades semelhantes em locais com forte vocação para o turismo, como Pirenópolis, Cidade de Goiás e a região do Rio Araguaia. A proposta tem como referência o trabalho em outros estados que registraram queda expressiva nos índices criminais em áreas turísticas após a implantação de seu batalhão especializado.
Mais Goiás