Golpistas aproveitam ‘taxa das blusinhas’ para aplicar nova fraude por SMS
Usuários relataram golpe nas redes sociais. Embora o imposto comece a ser cobrado oficialmente hoje, dia 1º de agosto, dezenas de pessoas contaram nas redes sociais que começaram a receber mensagens fraudulentas já a partir do momento em que nova taxa foi sancionada, no dia 27 de junho.
Chegou a minha vez de receber o link do golpe da alfândega… mandaram o link tão logo pacote chegou na fiscalização. Parece que há uma quadrilha infiltrada. Incrível como todos que estão esperando encomenda recebem esse link malicioso por SMS. pic.twitter.com/RUZzhYQjwe
— Bia Kunze (@garotasemfio) July 26, 2024
Site golpista tem identidade visual semelhante à página dos Correios. Ao acessar o link enviado por SMS, como Pedidocorreios.online e carregar.me, usuário é redirecionado para uma página semelhante a dos correios, mas que, na verdade, é um pishing (ataque que tenta roubar dinheiro ou senhas em sites que fingem ser legítimos).
Correios alertam para mensagens falsas que usam o nome e a marca da empresa de forma indevida.
A empresa deu dica aos usuários para não cair em golpes. Empresa alerta que, o ideal é que os clientes baixem o aplicativo oficial dos Correios para acompanhar suas entregas. No app, é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços.
A entrega de encomendas importadas não é exclusividade dos Correios e pode ser realizada por outros operadores logísticos. Para as remessas internacionais recebidas pela via postal, o pagamento dos tributos deve ser realizado somente pelo site dos Correios, no ambiente Minhas Importações dos Correios. Nota dos Correios
Matéria: UOL Economia