Tecnologia

Google Cloud apresenta novos chips e supercomputador de IA

O Google anunciou hoje, 6 de dezembro, a criação do seu conjunto de chips mais poderoso, o Cloud TPU v5p. Além disso, a empresa apresentou o AI Hypercomputer, um supercomputador de inteligência artificial (IA) pela Google Cloud.

O Google Cloud compartilhou essas novidades em um post de blog, e em conjunto com a apresentação do Gemini, um novo modelo de IA “maior e mais capaz”, lançado para Bard e o Pixel 8 Pro.

O Cloud TPU v5p

  • O Cloud TPU v5p é um acelerador de IA dedicado ao treinamento e execução de modelos.
  • O Google projetou os Cloud TPUs para trabalhar com eficiência em modelos extensos, que possuem longos períodos de treinamento e são compostos principalmente por cálculos de matriz.
  • Cada pod TPU v5p possui 8.960 chips, utilizando a interconexão inter-chip de maior largura de banda do Google.
  • Esta versão do Cloud TPU v5p sucede iterações anteriores, como o v5e e o v4.
  • Segundo o Google, o TPU v5p apresenta o dobro de FLOPs e é quatro vezes mais escalável em termos de FLOPS por pod, comparado ao TPU v4.
  • Além disso, consegue treinar modelos LLM 2.8 vezes mais rápido e incorporar modelos densos 1.9 vezes mais rápido do que o TPU v4.

Leia mais:

Supercomputador de IA do Google Cloud

Além disso, foi revelado o AI Hypercomputer, um supercomputador integrando software aberto, hardware otimizado para desempenho, frameworks de aprendizado de máquina e modelos de consumo flexíveis. A ideia é aprimorar a produtividade e eficiência, consolidando o Google como líder indiscutível no campo da inteligência artificial. O hardware otimizado do AI Hypercomputer utiliza a tecnologia de rede Jupiter nos data centers do Google.

Em uma mudança estratégica, o Google fornece software aberto para desenvolvedores, com “amplo suporte” para frameworks de aprendizado de máquina. Esse anúncio sucede o lançamento recente da AI Alliance pela Meta e IBM, priorizando o código aberto. O supercomputador de IA do Google também introduz dois modelos, o Flex Start Mode (Modo de Início Flexível, em tradução livre) e o Calendar Mode (Modo de Calendário).

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo