Tecnologia

Google testa nova barra de pesquisa no aplicativo para Android

O Google tem testado um design repaginado para a barra inferior do aplicativo da Busca para celulares Android. A novidade é que a barra traz um campo de pesquisa integrado, ao invés de mostrar apenas botões, conforme repercutido pelo site 9to5Google.

Para quem tem pressa:

  • O Google tem testado um novo layout para a barra de pesquisa em seu aplicativo para Android, incorporando um campo de busca diretamente na barra inferior;
  • A barra inferior em teste exibe o campo de pesquisa no formato de pílula, semelhante ao design da versão do app para iPhone. Por ficar visível nas páginas de resultado, oferece acesso mais direto e prático à busca;
  • A atualização usa a cor azul padrão e apresenta um visual considerado mais moderno. Mas o tamanho do campo de pesquisa pode gerar debates sobre o uso do espaço na tela.

Segundo o site, alguns usuários viram a barra inferior com o novo design no Android. E o visual repaginado traz o campo de busca no formato de pílula, já implementado na versão para iOS (sistema operacional do iPhone), mas aparentemente abandonado no Android após um breve lançamento.

Leia mais:

Nova barra de pesquisa no aplicativo do Google

Montagem com capturas de tela do aplicativo do Google no Android; uma das capturas mostra a nova barra de pesquisa
(Imagem: Reprodução/9to5Google)

Acima da barra inferior está o amplo campo de pesquisa que anteriormente só aparecia no topo do feed Discover. Atualmente, essa variante mais espessa desaparece na página de resultados da pesquisa atual.

Já no design em teste, ela permanece lá – e é um pouco grande, diga-se. Aliás, alguns podem dizer que esse campo de pesquisa ocupa espaço valioso que poderia ser usado para resultados das pesquisas. Mas o logotipo “Google” não aparece mais no topo – no lugar, ficam os filtros de pesquisa.

Outro detalhe é o uso da tonalidade azul padrão, em vez da Cor Dinâmica. Assim, o campo se destaca na página de resultados da pesquisa. “Comparado com a aparência atual, esse redesenho da barra de pesquisa inferior parece mais moderno. O aplicativo [do] Google tem parecido um pouco antigo ultimamente”, escreve Abner Li, no 9to5Google.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo