Governo de SP faz convênio para tornar cidades resilientes a mudança climática

O Governo de São Paulo vai assinar nesta segunda-feira (14) 22 convênios com municípios para o programa Bairro Paulista, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com investimento de R$ 6,7 milhões. Ao todo, as intervenções vão impactar 5.581 famílias.
O governador Tarcísio de Freitas assinará também autorização para que a pasta acerte convênio com mais 62 prefeituras, com investimento de mais R$ 37,2 milhões.
O programa foi lançado no fim de 2024 e tem como objetivo promover melhorias em áreas urbanas degradadas, com foco na preservação do meio ambiente, mobilidade e desenvolvimento Uma das prioridades é aumentar a resiliência às mudanças climáticas.
Já foi entregue um projeto piloto em Araçoiaba da Serra e outros cinco estão em andamento em Casa Branca, Chavantes, Lagoinha, Juquitiba e São José da Bela Vista.
O Estado auxilia na elaboração dos projetos e faz a transferência de recursos para obras, que deverão contar com contrapartidas municipais. As intervenções serão feitas em oito eixos: manejo de águas pluviais, pavimentação, mobilidade, manejo de sistemas hídricos, áreas verdes multifuncionais, equipamentos, iluminação e sinalização.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, diz que o programa incorpora em seu escopo, além do plano habitacional, o desenvolvimento urbano e a necessidade de se pensar em como construir cidades mais resilientes.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Folha de São Paulo