Ibovespa fecha em alta com ajuda de Petrobras
Campos Neto ocupa o cargo até o fim do ano e há receios no mercado sobre o sucessor. “O mercado tem dúvidas sobre qual será a postura do novo BC frente a eventuais pressões políticas e desancoragem das expectativas de inflação”, ponderou um gestor.
DESTAQUES
– PETROBRAS PN subiu 3,13%, após anunciar que aderiu a um acordo para encerrar disputa judicial envolvendo dívidas tributárias relacionadas a contratos de afretamento de embarcações, o que terá um impacto de 11,9 bilhões de reais no lucro líquido do segundo trimestre. “Embora o impacto do acordo seja marginalmente negativo para os dividendos da Petrobras no curtíssimo prazo, acreditamos que o anúncio será bem recebido pelos investidores”, afirmaram analistas do BTG Pactual, destacando que o acordo implica desembolsos inferiores aos especulados pelo mercado nos últimos meses. No exterior, o barril de Brent fechou em alta de 1,28%.
– CSN ON disparou 9,07%, após a maioria dos ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que a Ternium deve pagar cerca de 5 bilhões de reais à companhia referente a um pleito da CSN de direito a “tag along” em função da alienação de controle da Usiminas para a Ternium. Na máxima da sessão, a CSN saltou quase 13%. A Ternium afirmou que irá recorrer da decisão. USIMINAS PNA valorizou-se 1,83%.
– SABESP ON recuou 2,97%, com ruídos envolvendo a oferta de ações que irá privatizar a empresa de saneamento básico do Estado de São Paulo, incluindo notícias sobre a desistência de potenciais interessados por descontentamento com algumas regras envolvendo a participação na operação. Os papéis fecharam o dia a 72,11 reais, distante das máximas do ano, que foram recordes, chegando a 84,14 reais em março.
– VALE ON avançou 0,46%, com os futuros do minério de ferro fechando em alta na China, embora abaixo da máxima da sessão, em meio à realização de lucros após rumores de mercado sobre um controle da produção de aço na província de Fujian, no sul daquele país. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou as negociações com alta de 0,24%, a 820,5 iuanes (113,08 dólares) a tonelada, após chegar a 840 iuanes por tonelada na máxima do dia.
Matéria: UOL Economia