Economia

Inflação piora em maio e dá munição para Copom estancar cortes nos juros

Há consenso de que o IPCA de maio deu munição as expectativas de que o Copom (Comitê de Política Monetária) pode encerrar, ou pelo menos interromper, o ciclo de cortes na taxa básica de juros (taxa Selic), na reunião marcada para a semana que vem. Pesquisas apontam que, neste momento, é quase unânime no mercado financeiro a expectativa de manutenção da Selic, no Copom de junho.

Alta em alimentos preocupa

Alimentação e Habitação foram os grupos que mais pressionaram a inflação em maio, seguidos de Transporte e Saúde. Alimentos, com alta de 0,62%, e Habitação, de 0,67%, responderam por metade da elevação da inflação no mês. No conjunto, os quatro grupos foram responsáveis por 90% da variação do IPCA em maio.

A alta dos alimentos, em maio, ficou abaixo do resultado de abril, quando os preços do grupo subiram 0,7%. Mas a variação no mês passado, já influenciada pela calamidade climática no Rio Grande do Sul, é expressivamente alta diante do histórico de alívio sazonal nos preços de alimentos em meses de maio.

Projeções para a trajetória de alta de preços no grupo Alimentação preocupam. Nos cinco primeiros meses de 2024, preços de alimentos subiram 4,3%, em ritmo mais do dobro do conjunto do IPCA. No acumulado em 12 meses, a elevação é de 3,6%, ainda acima da variação cheia do IPCA, mas com pressões à frente.

Depois de fechar 2023 com recuo de 0,5%, o grupo Alimentação pode encerrar 2024 com alta de 5,7% acima do avanço de 4% que está sendo agora prevista para a inflação do ano. Essas projeções são do economista Fabio Romão, experiente especialista em acompanhamento de preços da LCA Consultores.

“Para 2024, temos projeções de quedas menos intensas do que em 2023 em algumas commodities, o que, conjuntamente aos efeitos previstos das intempéries no Sul do Brasil e do fenômeno climático La Niña, justificam a aceleração que projetamos para Alimentação no domicílio em 2024″. Fabio Romão, economista da LCA Consultores

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo