Notícias

Instituto Ethos cancela Lojas Americanas – 13/03/2024 – Painel S.A.

O Instituto Ethos expulsou a Lojas Americanas de seu quadro de associados. A entidade, formada por mais de 400 companhias, entre elas Natura, Shell, Amazon e Carrefour, ajuda as empresas a atuarem dentro de padrões de governança e responsabilidade socioambiental.

Na avaliação da entidade, a varejista descumpriu princípios éticos que norteiam o código de conduta interno da entidade.

Há cerca de um ano, a Americanas mergulhou em uma grave crise após a revelação de que havia uma “inconsistência contábil” de cerca de R$ 20 bilhões em seu balanço.

Logo após, a nova diretoria afirmou tratar-se de operações fraudulentas envolvendo fornecedores. A companhia entrou em recuperação judicial com uma dívida de R$ 46 bilhões.

Procurado, o Ethos disse, em nota, que a decisão foi tomada após um processo de avaliação que envolveu o comitê de ética, conselho deliberativo e a diretoria da entidade. As primeiras conversas com a Americanas tiveram início ainda em janeiro do ano passado.

A decisão pela exclusão foi tomada após discussão com uma parte dos associados, que, juntos, observaram na conduta da Americanas a quebra de princípios éticos assumidos pelas empresas junto ao Ethos.

O Ethos também disse que seguirá aberto para ajudar a Americanas no processo de transformação ao longo deste período de recuperação judicial.

Com Diego Felix


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Matéria: UOL Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo