Notícias

Iphan pede que Silvio Santos explique obras no Oficina – 14/02/2024 – Mônica Bergamo

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) deu cinco dias para que o Grupo Silvio Santos preste esclarecimentos sobre o fechamento dos Arcos do Beco, no fundo da sede do Teatro Oficina, na região central de São Paulo.

O emparedamento da fachada posterior do edifício foi realizada por funcionários da empresa do dono do SBT, que trava há anos uma disputa pelo terreno vizinho ao teatro. Uma escada azul de metal, que fazia a conexão entre o espaço e a área externa, também foi retirada.

Na semana passada, técnicos do Iphan, do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental) fizeram uma vistoria no teatro.

O laudo da visita afirma que as duas mudanças são irregulares.

O imóvel, que foi projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito, é tombado pelos três órgãos e, portanto, qualquer intervenção no prédio ou no seu entorno deveria ter sido autorizada por eles, o que não ocorreu.

A disputa pelo terreno no entorno do Oficina se arrasta há anos, tendo sido encabeçada por um dos maiores nomes do teatro brasileiro, Zé Celso, que morreu em julho do ano passado. Por décadas, o dramaturgo tentou transformar o terreno no parque do Rio Bexiga, um espaço público com árvores e um córrego a céu aberto em plena região central de São Paulo.

Em dezembro do ano passado, um acordo do Ministério Público de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo tornou a criação do parque mais próxima de virar realidade.

A tratativa definiu a destinação de R$ 51 milhões para a implantação do espaço verde. A verba é proveniente de um acordo judicial com a Uninove e deve ser usada de forma prioritária para a aquisição ou desapropriação do terreno de Silvio Santos, de 11 mil metros quadrados situado entre as ruas Jaceguai, Abolição, Japurá e Santo Amaro.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Matéria: UOL Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo