Katherine Rivas: Data Com: garanta dividendos de Gerdau, BB Seguridade, Valid e Itaúsa
Apenas com dividendos regulares, ele projeta um dividend yield (retorno em proventos) de 10% para VLID3 nos próximos 12 meses. Mas há espaço para pagamentos extraordinários e um dividend yield maior, com um recurso de R$ 170 milhões que deve de entrar no caixa da empresa, após a venda de uma empresa na Irlanda.
Kepler Weber (KEPL3) tem oportunidade no agro
A Kepler Weber (KEPL3) atua com a fabricação e manutenção de silos para armazenagem de grãos. É uma companhia com forte participação de mercado, em torno de 40% no Brasil, destaca Gabriel Duarte, analista da Ticker Research, e com produtos de alta qualidade.
Ela também tem um produto com demanda alta: o Brasil tem déficit em armazenagem de grãos. Segundo Duarte, em outros países a armazenagem de grãos beira entre 30% e 60%, enquanto no Brasil não chega nem a 15%.
A Kepler Weber possui baixo custo de produção, custo reduzido com funcionários e não precisa fazer muitos investimentos. Isso favorece que os lucros acabem virando dividendos, destaca Duarte – ela se compromete a pagar cerca de 50% dos lucros. “A empresa paga dividendos trimestralmente e é interessante para uma estratégia de renda passiva”, avalia o analista da Ticker.
Já em relação aos riscos de investimento, Duarte cita a exposição ao agronegócio. Cenários de quebra de safra podem acabar afetando as compras de silos, reduzindo a procura por parte dos produtores. Da mesma forma, programas de financiamento do governo para armazenagem podem acabar pressionando a procura dos silos, se o repasse dos valores for abaixo do esperado.
Matéria: UOL Economia