Katherine Rivas: Itaú pagará dividendos extraordinários; vale investir para ter renda?
A carteira de crédito total cresceu 8,9% ante o segundo trimestre de 2023, atingindo R$ 1,25 trilhão em junho de 2024. Na carteira de pessoas físicas, o crescimento foi de 3,2% em 12 meses, com destaque para crédito pessoal, veículos e crédito imobiliário. Na carteira de pessoas jurídicas, os pontos positivos foram crédito rural, imobiliário e financiamento à exportação e importação.
Carteira de crédito foi grande destaque. “Lógico que houve crescimento em outras linhas com serviços e seguros, mas o grande destaque positivo foi a qualidade da carteira de crédito”, declara Marco Saravalle, analista CNPI-P e sócio-fundador da MSX Invest, que acrescenta que o banco conseguiu aumentar a rentabilidade apesar do cenário difícil.
A inadimplência também está saudável. Na visão de Victor Bueno, analista da Nord Research, “os principais destaques foram a manutenção do lucro em bom nível, controle das provisões e inadimplência e o crescimento dos números projetados. A tendência é que seja um ano positivo para o Itaú, inclusive com dividendos complementares”, declara.
Dividendos de até 10%
Após a confirmação do dividendo extraordinário e com o forte resultado do banco, analistas ficaram otimistas e recomendam a compra do papel para quem busca renda passiva, com possibilidade de garantir um dividend yield de até 10%.
Na MSX Invest, por exemplo, o analista CNPI-P e sócio-fundador Marco Saravalle elogiou a qualidade da carteira de crédito do Itaú, que apesar de um cenário econômico ainda desafiador no Brasil, conseguiu evolução na sua rentabilidade.
Matéria: UOL Economia