Economia

Lula chama Galípolo de menino de ouro e quer nome combinado com Senado

Lula indicou querer consultar o Senado antes de formalizar a indicação. A Casa é responsável por aprovar ou não as indicações do presidente ao BC. Lula disse que vai sondar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre o tema. O objetivo, segundo ele, é impedir que o Congresso demore a aprovar seu indicado.

[Vou] falar: ‘Pacheco, eu estou pensando em indicar a pessoa, quero saber se a comissão vai analisar rápido’. Porque eu também não quero indicar a pessoa para ela ficar sendo alvo de tiroteio a vida inteira. Quero fazer o jogo combinado. Eu pensei a pessoa, vou conversar com o Senado: ‘dá pra indicar?’ Indicar, votar e pronto.
Lula, sobre futuro presidente do BC

O presidente já havia elogiado Galípolo ontem (26), em entrevista ao UOL. “O Galípolo é um companheiro altamente preparado, conhece muito do sistema financeiro, mas ainda não estou pensando no BC. Vai chegar o momento em que vou apresentar o nome”, disse.

Lula não tem escondido a insatisfação com o atual presidente do BC, e o anúncio do substituto pode ser feito já em agosto. Em série de entrevistas na semana passada, disse que as coisas “vão voltar à normalidade” quando Campos Neto deixar o cargo e que ele “tem lado político” pela sua relação com nomes relevantes da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

Divergência pelos juros

Lula questiona a política de juros altos do Banco Central desde que assumiu. A decisão do Copom na semana passada interrompeu um ciclo de quedas da Selic desde agosto de 2023, quando estava em 13,75%: foram sete reuniões seguidas, com redução de 13,75% para 10,5%.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo