Entretenimento

Maria Flor, Malan, Vasconcellos: personagens de novo episódio de ‘Grey’s Anatomy’ são homenagens a pessoas reais; entenda


Mais recente episódio da série médica, exibido nos Estados Unidos (EUA) no último dia 28 de março, foi escrito pelo roteirista Beto Skubs, que cresceu em Piracicaba, no interior de SP. Episódio escrito por Beto Skubs foi ao ar nos Estados Unidos no dia 28 de março pela ABC, com streaming no Hulu no dia seguinte (29) e expectativa é que a exibição no Brasil aconteça em julho.
Anne Marie Fox / ABC/Reprodução
Na 20ª temporada, o drama médico Grey’s Anatomy tem no mais recente episódio da produção, exibido nos Estados Unidos (EUA) no último dia 28 de março, personagens com nomes inspirados em pessoas reais que nasceram ou viveram em Piracicaba (SP), cidade do interior paulista.
O responsável pela homenagem é o roteirista Beto Skubs, que viveu a maior parte da vida no município antes de se mudar para os EUA em 2012, e assina o episódio “Walk on The Ocean” junto com Mark Driscoll.
A expectativa é que o novo capítulo de uma das mais longevas séries de TV do mundo deva ser exibido no Brasil em julho, no Sony Channel.
Grey’s Anatomy teve a sua 21ª temporada confirmada nos Estados Unidos nesta terça-feira (2). A informação foi publicada no perfil oficial da série.
🎖️Confira, abaixo, quem são as pessoas homenageadas.
“É uma forma de levar um pouquinho a mais de mim e, por consequência, do Brasil e de Piracicaba para a série”, afirma Skubs em entrevista ao g1.
Beto Skubs e Bianca Comparato em reunião na casa do roteirista brasileiro
Arquivo pessoal/Reprodução
Família
Uma das personagens, Maria Flor Vasconcellos, foi vivida no episódio pela atriz brasileira Bianca Comparato, nacionalmente conhecida por trabalhos em diferentes novelas da Globo, séries e filmes.
“Maria Flor” é uma homenagem à sobrinha do roteirista, que possui o mesmo nome e morou em Piracicaba com os pais. A filha da personagem interpretada por Bianca Comparato também tem um nome que reverencia outra familiar do roteirista Beto Skubs.
“A filha dela, Malan, é em homenagem a minha tia de Piracicaba”, diz o roteirista. “E o sobrenome delas é Vasconcellos, o mesmo da minha amiga Karine, que é fã da série”, conta lembrando de outra representante, da cidade do interior paulista, reverenciada no episódio.
LEIA MAIS
Saiba quem é Beto Skubs, roteirista brasileiro da série Grey’s Anatomy
‘Assistam porque vão gostar, eu prometo!’, diz roteirista sobre novo episódio
‘É um sonho realizado’, diz Skubs sobre convite para integrar equipe da série
No episódio, Bianca Comparato interpreta Maria Flor Vasconcellos, uma mãe solteira e católica, cuja filha tem paralisia cerebral. Na narrativa, ela interage com Amelia Shepherd (Caterina Scorsone), Monica Beltran (Natalie Morales, em sua estréia na série) e “Blue” Kwan (Harry Shum Jr.
Bianca Comparato/Arquivo pessoal/Rede Social
Participação de Bianca Comparato: ‘vou com tudo’
O episódio “Walk on The Ocean” foi aguardado pelos fãs brasileiros pela presença da atriz carioca Bianca Comparato, que atuou nas séries “3%” e “Sessão de Terapia”, as novelas da Globo “Avenida Brasil” e “Sete Vidas”, e os filmes “Somos tão Jovens” e “Morto Não Fala”.
Mãe católica, abraço da diretora e ‘coisinha errada no set’
A personagem vivida por Bianca Comparato em Grey’s Anatomy é brasileira e católica. Ela fala português no episódio e, inclusive, reza em português. Sua filha, Malan, que sofre de paralisia celebral, quer poder voltar a jogar capoeira.
Bianca contou curiosidades sobre as gravações de Grey´s Anatomy. “Na última cena que eu gravei, eu não tinha ficado tão feliz assim com a minha performance. Aí deu um problema na luz, a gente teve que fazer mais um take e eu pensei ‘é agora, vou com tudo’”, relata a atriz.
“Foi a tomada que eu mais gostei, que, inclusive, é a que foi pro ar. No final, a Debbie Allen, diretora, me deu um abraço e falou que ficou super feliz com o resultado. Teve uma coisinha errada no set, mas foi o melhor pra mim e pra cena”, lembra Bianca.
Escolhida por unanimidade
Beto diz que sempre admirou o trabalho de Bianca. “A atuação dela na serie “3%”, pra mim, foi a melhor coisa da série”, diz Skubs, que conheceu a atriz numa festa de brasileiros que atuam no setor audiovisual em Los Angeles.
“Eu disse ‘adoraria trabalhar com você um dia’, mas ela não acreditou. Aí quando escrevi o episódio, tinha essa personagem. Perguntei se ela toparia fazer o teste, e ela disse que sim, e que é muito fã de Grey’s Anatomy”, recorda o roterista.
“Apesar da minha indicação, a Bianca fez teste com quase 20 atrizes e foi escolhida por unanimidade entre os produtores e a Debbie Allen, diretora do episódio”, afirma.
Beto Skubs e Bianca Comparato assistem à exibição do novo episódio lançado nos Estados Unidos em março.
Arquivo pessoal/Reprodução
“Espero que os brasileiros se sintam representados, já que nós estamos olhando para eles, os valorizando. O Brasil é importante. É um público gigante para filmes e séries de TV. Gostaria muito que isso inspirasse outros escritores a escrever personagens brasileiros em suas séries”, completa Beto Skubs.
Amigos
Ao longo de outros episódios, o roteirista reverenciou outros amigos e familiares, inclusive, pessoas que conheceu em Piracicaba. O 14º episódio da 18ª temporada da série, lançado em 2022, também é repleto de referências ao Brasil, tem o ator carioca Eduardo Muniz, além de uma participação do próprio roteirista como figurante.
Um deles foi Daniel Lima, que apareceu em “Road Trippin’”, da 18ª temporada, que ficou conhecido como “episódio brasileiro” e foi interpretado pelo ator carioca Eduardo Muniz. O nome, segundo Beto, é o mesmo de um de seus “melhores amigos de ‘’Pira’”.
O filho do personagem na série, por sua vez, é uma homenagem a diferentes amigos.
“Raphael Lima é uma homenagem a metade dos meus amigos, quase todo mundo chama Rafael ou Raphael”, brinca Skubs, sobre amigos piracicabanos.
“Velo, em um dos episódios, meu cunhado. O personagem Theo Ruiz, de Station 19 (uma série spin-off – ou derivada de Grey´s Anatomy), foi uma homenagem ao sobrenome da família da minha mãe, Ruiz. E teve meu tio Ismael, que apareceu numa foto com a camisa do Corinthians em um episódio”, conta o profissional.
Episódio de Grey’s Anatomy escrito por roteirista de Piracicaba leva referências ao Brasil
Divulgação/Grey’s Anatomy
Pegando estrada
O capítulo é intitulado “Road Trippin” (“pegando estrada”, em tradução livre), mesmo título de uma canção da banda Red Hot Chili Peppers.
Entre outras narrativas, a trama apresenta a história de uma família brasileira que atravessa os Estados Unidos em um trailer, rumo ao Grey Sloan Memorial Hospital.
Skubs (à esquerda) junto ao trailer filmado no episódio, que carrega a bandeira brasileira,
Arquivo pessoal
No enredo, a adolescente Fernanda Lima, que luta contra problemas cardíacos durante anos, precisa fazer uma cirurgia. Seu pai, Daniel Lima (interpretado pelo brasileiro Eduardo Muniz), tem a ideia de, ao longo da viagem, parar para ver lugares históricos dos EUA antes do procedimento da filha.
Isso gera consequências à mãe, Angela, ao filho adolescente, Rafael, e à toda a família Lima.
Brasileiro Beto Skubs é roteirista de Grey´s Anatomy
Beto Skubs/Arquivo pessoal
Ponta de ator
Outra referência ao Brasil na série é o próprio Beto Skubs. O roteirista aparece como figurante no 14º episódio da nova temporada, como um médico.
“É apenas uma figuração, apareço ao fundo, como um médico. Mas, não posso falar mais nada. É uma cena que vai deixar o público brasileiro bem feliz. Não por causa da minha participação. Pelo resto, é claro”, afirma.
Figurino de Beto Skubs para aparição em cena de Grey´s Anatomy
Beto Skubs/Arquivo pessoal
A decoração do trailer da família Lima reuniu objetos que evidenciam o Brasil, como fotos pessoais de Skubs em locais como o Rio de Janeiro e Mongaguá (Veja, abaixo).
“Em uma das fotos da família, eu queria que eles estivessem jogando futebol e, para minha surpresa, os dois atores que fazem o pai e o filho, Eduardo Muniz e Alexander Pelaez, jogam muito bem. Foi divertido, tenho fotos e vídeos deles aqui batendo bola na frente de uma tela verde (chroma key) para fazer o efeito especial”, diverte-se Beto.
Referências ao Brasil em episódio de Grey’s Anatomy
Beto Skubs/Arquivo pessoal
Grey’s Anatomy
Exibida desde 2005, “Grey’s Anatomy” é centrada na rotina de cirurgiões internos, residentes e atendentes do hospital em Seattle (EUA) e nos dramas envolvendo suas vidas pessoais e seus pacientes.
O nome da série médica e da protoganista são também uma referência ao livro “Gray’s Anatomy”, escrito pelo anatomista inglês Henry Gray, que teve sua primeira edição publicada em 1858.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Matéria: G1 POP & Arte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo