Mariana Rios desabafa sobre ser mãe tentante e possibilidade de adoção: ‘Exercício de paciência’

Há dois anos tentando engravidar, Mariana Rios abre sua vida privada e desabafa sobre os desafios biológicos e psicológios da luta para ser mãe
Como muitas mulheres que enfrentam dificuldades para ter filhos, Mariana Rios, 39, vem enfrentando os desafios biológicos e psicológicos deste processo como mãe tentante. Contudo, nestes dois anos em que luta para viver a maternidade, a apresentadora decidiu abrir mão da vida discreta que levava como personalidade pública e compartilhar sua jornada para que outras que sentem a mesma dor possam se sentir acolhidas.
Compartilhando a dor para se curar
Em entrevista recente à Quem, ela comentou algumas das lições que aprendeu sendo uma mãe tentante. “Se tivesse dado certo aquilo que queria tempos atrás, esse movimento tão poderoso talvez não estivesse acontecendo. Mas não foi uma decisão fácil expor isso”, explicou a atriz sobre deixar sua privacidade em segundo plano. “Só comecei a falar pela necessidade de tirar aquilo de dentro de mim, de me curar e de não adoecer. Acredito que todos viemos ao mundo para utilizar os nossos dons em favor e para o crescimento do outro, não só de nós mesmos.”
Sem retorno com os meios tradicionais de reprodução, ela começou a pesquisar sobre procedimentos médicos que poderiam ajudar. “Quando aquilo não está no seu foco, você não pesquisa, não olha com cuidado para aquilo. Passei a pesquisar as coisas quando precisei realmente (…)”, contou e acrescentou que mudou sua mentalidade aos poucos: “A gente é educado a prevenir filhos e não a fazer o planejamento familiar. Essa parte reprodutiva da mulher não dança mais conforme a música, como antigamente, pela questão da idade.”
Mariana RIos pensa em adoção?
Ainda assim, os métodos artificiais para a gestação também testaram a saúde mental e física da artista. “Fiz várias, consegui um monte de embrião, mas nenhum era bom. Cada resultado demora uns 40 dias para ficar pronto. É um exercício de paciência, de controle da ansiedade e de foco na parte que você pode fazer. Não depende só de você, é algo que foge do seu controle”, refletiu.
Mariana ainda pretender seguir seus planos iniciais e experienciar os nove meses gestando o bebê, contudo não descarta a possibilidade de adoção futuramente. “Meu planejamento é tentar engravidar porque desejo passar por isso ou ao menos tentar passar por isso. Lógico que quero, neste momento, ser mãe, mas não quero abrir espaços porque tem várias opções para isso”, ponderou e finalizou dizendo que ao se abrir para muitas janelas, ela acaba não mirando, de fato, em nenhuma.
Leia mais: Mariana Rios desabafa após complicações no tratamento para engravidar: ‘Estaca zero’
Contigo