Economia

Mídia e Marketing #186: Beto Sirotsky, cofundador da BPool – 29/04/2024

Como o conceito de economia de rede e a fragmentação do ecossistema farão marcas e agências de publicidade apostarem em novos formatos de trabalho?

O episódio #186 do programa Mídia e Marketing conversa com Beto Sirotsky, cofundador da BPool, plataforma que une grandes empresas a fornecedores menores de maneira mais flexível -e que já conta com clientes como Unilever, L’Oreal, Reckitt e Google. Veja, acima, a entrevista na íntegra.

A BPool possui mais 600 parceiros cadastrados, além de quase mil novas empresas em processo de aplicação. “Nosso foco é melhorar o mercado, com um modelo novo, com curadoria, com algoritmo, e estamos perto dos protagonistas do ecossistema para aprimorar todo o processo”.

Confira outros destaques:

Criação da BPool

O mercado estava mudando e existia um movimento de fragmentação: muitos profissionais estavam deixando grandes empresas para montar seus próprios negócios, movimento parecido com o de outras indústrias. As empresas gostariam de ter acessos a essa turma nova, de um jeito mais rápido e flexível, mas ficava engessada dentro de acordos globais e áreas de compras.
a partir de 2:30

O negócio era totalmente novo. Um dos maiores desafios foi explicar para o mercado o que estávamos fazendo. O grande acerto foi, no início, foi convidarmos poucos parceiros para participarem do modelo para, depois, expandirmos o formato.
a partir de 6:28

Já temos uma base de mais de 600 parceiros, que já passaram pelo filtro de curadoria, e mais de 1.000 aplicando para entrar. Temos também uma frente voltada para contratações independentes, que já tem mais de 4 mil profissionais cadastrados.
a partir de 9:17

Fragmentação do ecossistema e economia de rede

O histórico dos departamentos de Compras e Marketing sempre foi de ‘tensão’, principalmente pelo timing, mas existia um desejo genuíno das áreas em trabalhar assim, mais próximo. Agora, os setores de Compras estão mais abertos para melhorar o ecossistema todo. Vejo muita receptividade nesses novos modelos nas agências -lógico que quando tem alguma resistência, ela é silenciosa.
a partir de 12:07

Inovação dentro e fora das empresas

Uri Levine, fundador do Waze, diz que se você criou alguma coisa que gerou valor para o cliente, você inovou, simples assim. Temos usado nossa rede para também pensarmos dessa forma.
a partir de 17:38

Aprendizados do empreendedorismo

A ideia é construir um negócio sustentável a longo prazo. Obviamente que temos uma pressão por crescimento, mas temos o sonho grande fazer um negócio que movimente toda a indústria.
a partir de 22:20

Formatos de trabalho

A regra, hoje, é não ter regras. Empresas estão voltando para o modelo híbrido, mas eu, particularmente, não acho o melhor formato. Em muitos casos, o modelo híbrido é o pior deles.
a partir de 30:19

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no .

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo