Economia

Minério de ferro amplia ganhos com expectativa de maior demanda na China

O minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, subia 3,54%, a 107,95 dólares por tonelada, seu nível mais alto desde 26 de março, depois de avançar mais de 6% na sessão anterior.

As expectativas macroeconômicas gerais melhoraram um pouco após o anúncio da China em relação a suas políticas, incluindo o controle da produção de aço bruto, disseram os analistas da Huatai Futures em uma nota. Na última quarta-feira, a China revelou planos para administrar a produção este ano.

“As margens do aço melhoraram, o que pode encorajar as siderúrgicas a retomar a produção mais tarde, gerando, assim, mais necessidade de minério”, disse a Huatai Futures, citando os altos estoques de minério nos portos e os embarques acima do normal como possíveis obstáculos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Há também expectativa de que algumas siderúrgicas possam aumentar a produção para gerar mais fluxo de caixa antes de serem obrigadas a reduzir a produção no final deste ano, disseram os analistas.

A enxurrada de reabastecimento pós-feriado entre as siderúrgicas chinesas também ajudou o sentimento na terça-feira.

Os volumes de transações de minério de ferro nos principais portos aumentaram para 1,63 milhão de toneladas na segunda-feira, ante 305.000 toneladas no domingo, um dia útil na China, segundo dados da consultoria Mysteel.

Continua depois da publicidade

A óbvia competitividade de custo do minério de ferro em relação à sucata de aço aumentou a atratividade da matéria-prima para a fabricação de aço, já que as margens permanecem apertadas, apesar de alguma melhora.

Outros ingredientes de fabricação de aço na bolsa de Dalian também registraram ganhos, com o carvão metalúrgico e o coque subindo 3,36% e 2,5%, respectivamente.

Infomoney

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo