Tecnologia

Novo sistema pode dificultar o roubo de carros no Rio de Janeiro; veja como

Um novo sistema adotado no Rio de Janeiro pode encontrar veículos roubados, furtados e clonados usando radares instalados na capital fluminense. Estamos falando do Civitas (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública).

Leia mais:

Como funciona o sistema instalado no Rio de Janeiro?

  • Quando um veículo passa por um ponto da cidade e, logo depois, a mesma placa aparece em outro local distante, um alerta de possível clonagem de placa é acionado.
  • O Civitas também funciona integrado ao Disque-Denúncia, ou seja, os cidadãos também podem reportar veículos suspeitos por lá.
  • O sistema inovador foi implementado no Rio de Janeiro para rastrear carros em tempo real e funciona parceria também com a CET-Rio e o COR.
  • Ele usa 900 radares e 50 câmeras com leitura de placas e cria um “cerco inteligente”, mapeando todo o percurso feito pelos veículos;

Testes já foram realizados com veículos da Prefeitura do Rio. O sistema conseguiu mapear os percursos, além de fornecer informações de data e hora dos deslocamentos.

O Civitas utiliza 900 radares e 50 câmeras com capacidade de leitura de placas, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. Créditos: Fernando Donasci/Folha Imagem

“Com isso, a gente vai conseguir identificar veículos roubados ou clonados”, explica o chefe executivo da Civitas, Davi Carreiro, ao Uol.

Quando o veículo passa num determinado ponto da cidade e, dez minutos depois, essa mesma placa é identificada em outro ponto muito distante, que não daria para fazer esse trajeto a tempo, automaticamente sobe um alerta para a gente com a identificação de clonagem de placa

Davi Carreiro, chefe executivo da Civitas

No futuro, câmeras de segurança privadas de prédios e estabelecimentos comerciais também devem auxiliar nos trabalhos das autoridades. A promessa é que o sistema represente um avanço na segurança pública e na eficiência do monitoramento de veículos na cidade.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo