Notícias

“O Brasil é visto como um país que abraçou a agenda climática”, diz presidente do BID, Ilan Goldfajn

O Roda Viva recebe Ilan Goldfajn, primeiro presidente brasileiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta segunda-feira (26).

O BID deseja triplicar o financiamento climático na América Latina e no Caribe, mas para isso, disponibilizará 150 bilhões de dólares ao longo dos próximos 10 anos.

No programa, o Ilan Goldfajn fala sobre a necessidade de uma agenda climática para o mundo. Segundo ele, o ritmo das ações ainda é lento, mas que a mobilização já é maior do que nos últimos anos.

“A conscientização aumentou muito, a agenda climática no Brasil mudou de patamar. O Brasil é visto hoje como um país que abraçou a agenda climática, todo o governo Lula, de uma forma geral. É a parte onde o mundo olha e diz que há uma conscientização importante. No G20, a questão climática está ganhando um papel bem relevante”, afirma.

“Os capitais estão começando a mudar de lado, a consciência de investimento verde começa a ser relevante. A velocidade ainda não é suficiente, estamos andando, mas ainda precisa continuar”, completa.

Participam da bancada de entrevistadores Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico, Luciana Magalhães, correspondente do The Wall Street Journal no Brasil, Marcela Ayres, repórter de economia da Reuters, Renato Andrade, diretor da sucursal do Globo em São Paulo, e Vanessa Adachi, editora-chefe do Capital Reset.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.



Matéria: UOL Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo