Entretenimento

O que aconteceu com Daniel Pacheco? Médico explica perfuração no olho do jogador


Saiba o que aconteceu com Daniel Pacheco, o jogador de 19 anos que machucou o olho após explosão; veja

O jogador Daniel Pacheco, de 19 anos, sofreu uma perfuração nesta última quinta-feira (23) após uma bomba explodir no vestiário da sua equipe de futsal – o Três Rios – momentos antes de uma partida contra o Paulo de Frontin. O jovem foi rapidamente levado ao Hospital Nelson Salles, onde foi constatado que o ferimento aconteceu no olho.

O que vai acontecer com o jogador?

Segundo o médico oftalmologista Gustavo Bonfadini, perfurações oculares são consideradas gravíssimas. “Podem trazer riscos imediatos com uma perda permanente da visão. Infecções oculares em casos secundários, como, por exemplo, uma endoftalmite, descolamento de retina, hemorragias internas no próprio olho ou até mesmo em casos severos, ruptura do globo ocular”, explicou ele à CONTIGO!

Em casos graves, pode ser necessário fazer a remoção do olho. “Além disso, há um risco de lesões associadas aos ossos ao redor do olho e também ao sistema nervoso que está conectado ao próprio olho”, acrescentou.

Vai perder a visão?

O médico explica que a perda da visão depende do grau da lesão: “Se houve comprometimento, por exemplo, da retina, do nervo óptico, se houve rapidez entre o atendimento e a cirurgia ou o atendimento médico, e também, se houve outras lesões, como, por exemplo, uma alteração na córnea, se teve que dar pontos, então a extensão do grau da lesão vai determinar se o paciente vai conseguir recuperar alguma visão ou não no momento secundário”.

Mesmo que o paciente não perca a visão, é possível que ele lide com sequelas ao longo da vida: “O desenvolvimento de catarata após um trauma, seja um trauma contuso ou um trauma perfurante dos olhos. Isso é comum de acontecer. O próprio descolamento de retina, irregularidades da pupina e até mesmo uma cegueira total. Pode acontecer em casos severos de trauma dos olhos. E também podem acontecer lesões e também complicações estéticas, como deformidade da estrutura ocular e a necessidade de colocar uma prótese no olho. Por isso que fica aqui o alerta de acidentes deste tipo são potencialmente graves”.

O que fazer em caso de perfuração?

Se você passar por uma situação semelhante, Bonfadini indica que o primeiro passo é proteger os olhos e, depois, procurar ajuda médica emergencial: “Ou seja, não fazer nenhum tipo de pressão no olho, não tentar abrir o próprio olho, porque se tiver algum tipo de acidente que rasgou, ou seja, uma lesão lacerativa do olho, esse conteúdo dentro do olho pode ser esterotizado. Então, não tente abrir aquele olho para ver se está tudo bem e também tente proteger esse olho”.

Leia mais: Bebê de 1 ano morre com sinais de abuso e tortura; mãe e padrasto são detidos




Contigo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo