O que é codeshare, acordo de compartilhamento feito entre Latam e Voepass
Um passageiro pode comprar um voo operado por uma aérea pelo site, app ou outros canais de venda da parceira, por exemplo. Pontos de fidelidade também são acumulados nos voos da parceria.
Latam diz que acordo visa oferecer mais destinos dentro do Brasil. Foco é em destinos mais remotos, diz a aérea em seu site. “Os aviões turboélice ATR 72 e ATR 42, usados em voos domésticos de curta distância no Brasil, trazem ainda mais eficiência para nossa malha”, afirma.
Além do codeshare, em março de 2024 a empresa fechou outro acordo com a Latam. O acordo inclui a permuta dos slots do aeroporto de Congonhas em troca de debêntures (tipo de dívida). Prevê também a possibilidade de a Latam converter as debêntures em ações da Voepass, segundo informações do jornal O Globo. Rumores sobre uma possível aquisição da Voepass pela Latam chegaram a circular, mas foram negados pela aérea.
Em nota, a Latam lamenta o ocorrido. “A Latam Airlines Brasil lamenta e presta o seu profundo pesar aos familiares dos passageiros do voo 2283 operado pela Voepass. que nesta sexta-feira (9) sofreu acidente na região de Vinhedo (SP) enquanto realizava a rota Cascavel-Guarulhos. A Voepass, empresa aérea responsável pela operação deste voo, é uma das companhias com as quais a LATAM possui acordo de codeshare.”
Latam compartilha telefone para assistência aos familiares. Ainda na nota, a empresa informa que “conforme divulgado pela Voepass, a assistência para os familiares das vítimas deste acidente está sendo prestada pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h.”
Nas redes sociais, passageiros afirmam que já confundiram as aéreas. Compraram pela Latam a passagem de um voo operado pela Voepass, descobrindo a diferença só na hora do embarque.
Matéria: UOL Economia