Entretenimento

O que é interpolação, recurso usado por Ludmilla para fazer pagode com clássico dos anos 2000


Cantora gravou nova versão de ‘So Sick’, de Ne-Yo, para o projeto “Numanice #3”; g1 analisa as melhores faixas do álbum em VÍDEO; assista. g1 Ouviu – Lançamentos de Ludmilla
Entre músicas inéditas e regravações, uma das faixas do novo projeto de Ludmilla não é nem uma coisa, nem outra. “Era Tão Bom”, lançada na terça-feira (20) com o projeto de pagode “Numanice #3”, é uma interpolação de “So Sick”, clássico dos anos 2000, gravado pelo cantor americano Ne-Yo.
No VÍDEO acima, o g1 analisa as melhores músicas do ‘Numanice #3’; assista
O recurso é comum da música popular. Trata-se de regravar uma melodia inteira ou parte dela, geralmente fazendo pequenas modificações e criando um novo conceito em torno da obra original.
É diferente do sample, usado principalmente no rap, quando o pedaço original de uma música é copiado e colado em outra — nesse caso, pode ser um trecho de voz, um solo de instrumento ou mesmo parte da melodia.
Ludmilla
Steff Lima / Divulgação
Em “Era Tão Bom”, Ludmilla encaixou cavaquinho, banjo, surdo, pandeiro e percussão para transformar o R&B de “So Sick” num pagode. Num universo alternativo, a música poderia muito bem ter sido gravada pelo Exaltasamba, e não por Ne-Yo em 2006.
A releitura foi feita por Lud com autorização dos compositores da faixa original, Shaffer Smith, Tor Erik Hermansen e Eriksen Mikkel. Eles aparecem nos créditos do “Numanice #3”.
Mas nem sempre é assim. Um outro exemplo famoso de interpolação no pop brasileiro é “Lovezinho”, música da cantora carioca Treyce que foi hit do carnaval de 2023. Com melodia semelhante a “Say It Right”, de Nelly Furtado, a faixa foi retirada do ar por falta de acordo entre representantes da brasileira e da artista canadense.
Encontro no Brasil
Ne-Yo foi uma das atrações do The Town, festival que aconteceu em São Paulo em setembro do ano passado. Seu show cheio de sucessos nostálgicos foi eleito pelo g1 um dos melhores da primeira edição do evento.
Ne-Yo se apresenta no The Town 2023
Luiz Gabriel Franco/g1
Ao lado da mulher Brunna Gonçalves, Ludmilla assistiu à apresentação da plateia, menos de seis meses antes de lançar sua própria versão de “So Sick”.
Os dois terão um possível novo encontro no Brasil em setembro deste ano, já que Ne-Yo e Ludmilla foram anunciados na programação do Rock in Rio 2024. O festival acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro. As datas dos shows dos dois artistas ainda não foram divulgadas.

Matéria: G1 POP & Arte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo