Economia

o que olhar na semana

A semana passada foi marcada pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) que decidiu pelo corte de 0,25 ponto percentual na taxa Selic. A ata da reunião, a ser divulgada na terça-feira (14) será observada de perto pelos investidores, uma vez que 5 membros do comitê – incluindo o presidente do Banco Central – votaram para uma redução de 0,25 ponto percentual, enquanto 4 diretores optaram por um corte de 0,50 p.p. Ao contrário do início do ciclo, que também começou com um placar dividido, o comunicado não explicitou os motivos dos votos de cada grupo. Além disso, também não há um comprometimento com relação aos próximos passos da política monetária. Assim, o documento a ser divulgado trará mais informações acerca da leitura do BC sobre a conjuntura doméstica e o cenário global.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Os próximos dias serão marcados ainda pela apresentação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e pela Pesquisa Mensal de Serviços Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A semana também contará com o fim da temporada de resultados do primeiro trimestre de 2024, com importantes divulgações, como a Petrobras (PETR4) na segunda-feira (13).

Continua depois da publicidade

No início da semana, destaque fica para o índice de confiança do empresário industrial (ICEI) de maio e serão apresentados os semanais Relatório Focus, pelo Banco Central, e a balança comercial, pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), na segunda. Na terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trará a Pesquisa Mensal de Serviços e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trará o levantamento da safra de grãos de 2023/2024.

Na quarta-feira, o índice IBC-Br de atividade econômica será apresentado pelo Banco Central assim como os dados semanais de fluxo cambial. No dia seguinte, será apresentado o Monitor do PIB de março, além do Indicador de Comércio Exterior. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) trará os Índices de Preços ao Consumidor semanal (IPC-S) e mensal (IGP-10) de maio.

“Esperamos um aumento mensal de 1,08%, levando a taxa anual para -1,3%, em comparação com -3,8% em abril. Os preços industriais no atacado devem acelerar, refletindo os preços do minério de ferro”, comenta a equipe econômica do Itaú sobre o IGP-10.

Continua depois da publicidade

Por fim, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas apresenta o seu IPC semanal e o IBGE traz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua trimestral do 1º trimestral. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) traz a sondagem industrial.

No campo político, a expectativa é que os esforços continuem focados em medidas de auxílio ao estado do Rio Grande do Sul diante das enchentes. Nos últimos dias, o Congresso aprovou um projeto de lei proposto pelo governo para declarar estado de calamidade pública, autorizando o uso de fundos na região sem se preocupar com a meta fiscal. Além disso, foi realizado pacote de ajuda de R$ 50 bilhões provenientes de adiantamentos de despesas ou de adiamento temporário de impostos.

Temporada de resultados

Confira as divulgações da semana:

Continua depois da publicidade

13 de maio

AZUL

FERBASA
VESTE
ANIMA
CEDRO
HAPVIDA
CLEARSALE
ENJOEI
EVEN
GRUPO NATURA
GRUPO SBF
ITAUSA
KORA SAUDE
LOCALIZA
MELNICK
OCEANPACT
ONCOCLINICAS
PETROBRAS
PORTOBELLO
RAIZEN
TECHNOS
TERRASANTAPA
TRACK FIELD
UNICASA
IRBBRASIL RE
BOA SAFRA
JHSF PART

Continua depois da publicidade

14 de maio
AERIS
BANRISUL
BRADESPAR
BRQ
DOTZ SA
ENEVA
EUCATEX
GOL
HELBOR
JBS
LOJAS MARISA
METALFRIO
MULTILASER
NUBANK
NUTRIPLANT
PORTO SEGURO
POSITIVO TEC
QUALITY SOFT
SEQUOIA LOG
SPRINGS
TAURUS ARMAS
TUPY
VITTIA
VIVER

15 de maio

GAFISA
TC
AGRIBRASIL
AGROGALAXY
ALLIAR
ALPHAVILLE
AMBIPAR
BAHEMA
BANCO BMG
BBMLOGISTICA
BIOMM
BRISANET
CELESC
DASA
EQUATORIAL
EUROFARMA SA
FER HERINGER
GETNINJAS
IMC S/A
INTER SA
LIFEMED
LIGHT S/A
LUPATECH
MARFRIG
ORIZON
POMIFRUTAS
PRATICA
RENOVA
ROSSI RESID
SAFIRA ENERG
TRIUNFO PART
UNIFIQUE
WESTWING
DIMED – PANVEL

Continua depois da publicidade

Inflação e indústria dos EUA em destaque

Nos EUA, os destaques serão os dados da indústria. Na terça-feira, será apresentado o índice de preços ao produtos de abril e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursará.

No dia seguinte, o índice de preços ao consumidor será apresentado, com projeção LSEG de alta de 0,4% na comparação mensal. O Bank of America, por sua vez, espera alta menor, de 0,33%, enquanto o núcleo da inflação iria para 0,28% de alta mensal. Essa seria uma moderação importante em relação à média de avanço de 0,37% no primeiro trimestre. “No entanto, na nossa opinião, não será suficiente moderação para proporcionar muita confiança ao Fed sobre a desaceleração do ritmo de preços”, aponta o banco americano.

Também na quarta, as vendas no varejo serão conhecidas, com estimativa LSEG de 0,2% (mês a mês) e o índice Empire Manufacturing de atividade será divulgado, com estimativa LSEG de -10. Na quarta-feira, será apresentado o índice de atividade do Fed Filadélfia com dados de maio e projeção LSEG de 8, os pedidos de auxílio desemprego serão conhecidos assim como os dados da produção industrial, com expectativa LSEG de 0,2% na comparação mensal. Na sexta-feira, o Conference Board apresenta os indicadores antecedentes de abril.

No exterior, a Alemanha apresenta o índice de preços ao consumidor de abril e o levantamento ZEW de sentimento econômico de maio na terça-feira. Na quarta, será a vez da Zona do Euro divulgar o PIB do 1º trimestre com dados preliminares e a produção industrial de março. Nesse dia, o Japão também apresentará seu PIB do 1º trimestre.

Na quinta-feira, a China trará diversos dados econômicos, como a produção industrial, os investimentos em ativos fixos, a taxa de desemprego e os dados de venda no varejo. Sem dada ainda fixa, a China também apresentará os dados de crédito agregado na semana, assim como os novos empréstimos.

Infomoney

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo