Política

O vaivém de Bolsonaro sobre a eleição em São Paulo

Correm duas informações conflitantes nesta quinta-feira, 21. Uma delas dá conta de que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai apoiar a candidatura de Ricardo Salles (PL-SP) à Prefeitura de São Paulo em 2024.

Ele quer que eu seja candidato pelo PL, e não por outro partido”, disse o deputado federal a O Antagonista, ao comentar notícia de que o ex-presidente o teria aconselhado a não assinar a desfiliação do PL.

Salles disse que, durante reunião realizada há duas semanas, Bolsonaro confirmou seu interesse na candidatura do ex-ministro do Meio Ambiente. Segundo o deputado, também estavam na reunião Valdemar Costa Neto, presidente do PL, os deputados federais Mário Frias (PL-SP) e Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS),

“Quando a gente fez a reunião, Valdemar disse: ‘Olha, eu dou a carta [de desfiliação] a qualquer momento.’ O Bolsonaro disse: ‘Eu quero que o Salles seja candidato pelo PL’”, disse o pré-candidato.

Dias após a reunião, Bolsonaro voltou a falar com Salles, segundo o relato do deputado, e disse que sua candidatura municipal poderia dar certo.

O que que o presidente falou: ‘Olha, eu estou conversando com o Valdemar, dá uma segurada aí, que eu acho que vai dar para você ser candidato aqui no partido. Então, segura aí, não pegue a carta, porque se pegar a carta, acaba o nosso argumento aqui‘”, contou Salles a este site.

Essa é uma versão.

Porque Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social de Bolsonaro, disse o contrário a O Antagonista. Segundo ele, o PL bateu o martelo, nesta semana, com o apoio de Bolsonaro, mas para apoiar Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição na Prefeitura de São Paulo.

Segundo Wajngarten, Valdemar, que articula pelo apoio a Nunes há meses, nunca ofereceu a carta de desfiliação a Salles e Bolsonaro não fala com o deputado há pelo menos 15 dias.

Nunes corteja Bolsonaro

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, encaminhou na noite da quarta-feira, 20, a dirigentes do PL, 20, um vídeo em que pede, mais uma vez, o apoio de Jair Bolsonaro à sua reeleição.

“Eu quero, é importante que tenha o apoio do presidente Bolsonaro, é fundamental o apoio do presidente Bolsonaro e tenho certeza de que ele tem consciência da responsabilidade dele, porque nós estamos falando aqui em São Paulo de combater o que tem de pior na extrema-esquerda”, diz a mensagem.

Na semana passada, o ex-presidente chegou a manifestar seu apoio publicamente, ainda que de forma relutante, a Salles, quando questionado sobre as eleições.

Muita gente gosta do Salles, eu também sou simpático a ele, foi meu ministro, fez um excelente trabalho lá no (Ministério do) Meio Ambiente e seria uma oportunidade de recompensá-lo. São Paulo merece realmente um nome de uma pessoa que vá fazer pelo município e não fazer por um partido”, disse o ex-presidente.

Salles postou um vídeo que registrou a declaração em seu perfil no X, ex-Twitter.

A demonstração de apoio veio após um período de incertezas e acenos também para Ricardo Nunes.

Ou Bolsonaro ainda não se decidiu, ou não conseguiu convencer Valdemar ou está simplesmente fazendo política. A única certeza é que, enquanto sua posição não estiver bem clara, vai todo mundo falar por ele.



Matéria: O Antagonista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo