Tecnologia

Pix Garantido: Adeus ao cartão de crédito? Modalidade para parcelar compras pelo Pix avança

O Banco Central está avançando no desenvolvimento do “Pix Garantido”, uma nova modalidade que permitirá o parcelamento de compras pelo sistema de pagamentos Pix. Essa inovação poderá ser uma alternativa ao popular parcelamento no cartão de crédito, especialmente para produtos de maior valor.

Embora ainda não haja detalhes completos sobre o Pix Garantido, nem informações sobre possíveis cobranças de juros, o Banco Central informou que a modalidade está na agenda evolutiva do Pix, mas ainda não foi lançada e não tem previsão de lançamento.

Leia também:

Bancos já vêm oferecendo Pix parcelado

Algumas instituições financeiras já se adiantaram e estão oferecendo a opção de parcelamento do Pix como uma operação de crédito. Esse tipo de modalidade, no entanto, fica sujeita às regras de cada instituição.

Já quanto ao Pix Garantido, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) destacou que, diferente do cartão de crédito, o cliente precisará ter o dinheiro disponível na conta corrente para usar a opção. Se o cliente não tiver recursos suficientes na conta para pagar as parcelas, ele poderá utilizar o limite do cheque especial, sujeito a juros.

O Banco Central também se prepara para lançar novas modalidades: PIX automático e PIX agendado recorrente. Essas modalidades permitirão o agendamento de débitos e se assemelham ao Pix Garantido. Caso não haja recursos na conta no dia do vencimento, notificações serão enviadas e novas tentativas de pagamento serão feitas.

Via G1

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo