Política

PM-RJ inicia ocupação da Cidade de Deus por 24 horas

A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou nesta quarta-feira, 3, uma ocupação na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense. A ação, que deve durar 24 horas, visa combater ações criminosas, retirar barricadas e recuperar veículos roubados e clonados.

A ocupação contará com agentes do 18º BPM (Jacarepaguá), do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) e do Batalhão de Ação de Cães (BAC).

Imagens aéreas realizadas pela TV Globo mostram diversas barricadas em vias da comunidade para impedir a ação dos policiais.

De acordo com a PM, a Cidade de Deus é uma das bases do Comando Vermelho (CV), a maior facção criminosa do Rio de Janeiro.

Crime organizado

Levantamento realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública apontou a existência de 70 facções criminosas no sistema carcerário brasileiro. As principais —Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV)— atuam em 24 estados e no Distrito Federal.

O CV está presente em presídios de 21 estados, seis a mais do que em 2022. Já o PCC está em 23 estados, dois a mais do que no ano anterior.

Das 70 facções atuantes no sistema penitenciário brasileiro, apenas o Comando Vermelho e o PCC possuem alcance nacional. Outras 13 têm atuação regional, enquanto 55 têm influência restrita a nível local.

Saidinha de Natal no Rio de Janeiro

Dos 1.785 presos que receberam o benefício da Visita Periódica ao Lar (VPL) pela Justiça fluminense, 253 não retornaram aos presídios, sendo considerados fugitivos.

Todos eles estavam cumprindo pena no regime semiaberto e deveriam se apresentar até às 22 horas de 30 de dezembro, mas não compareceram. A evasão corresponde a 14%, uma redução em relação ao ano anterior, que registrou uma evasão de 42%.

Dentre os presos fugitivos, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), estão dois ex-chefes do Comando Vermelho: Saulo Cristiano Oliveira Dias, conhecido como SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, também conhecido como Bin Laden.

Matéria: O Antagonista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo